PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)
PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)

Empresa

Terra Goyana Mineradora

A TGM atua nas atividades de pesquisa e desenvolvimento mineral, mineração, beneficiamento e comercialização de bauxita. É uma das maiores produtoras de bauxita do Brasil, responsável por 5,5% da produção nacional.

Com operação na mina em Barro Alto, em Goiás, e sede administrativa em Goiânia, a empresa possui relações comerciais na América do Sul, Europa e Ásia

Responde por cerca de 200 empregos diretos do município de Barro Alto. Além de ser uma importante geradora de impostos e grande fomentadora de outros negócios, a TGM investe em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento regional e é certificada por normas nacionais e internacionais ligadas à saúde, segurança, gestão ambiental e responsabilidade social.

História

Iniciou sua trajetória com a denominação de Mineradora São Benedito em 1985, atuando em exploração mineral, lavra, beneficiamento e comercialização de minérios em escala industrial em todo o território nacional. Em 1999, foi descoberta uma jazida de Bauxita nos municípios de Barro Alto/GO e Santa Rita do Novo Destino/GO, com dimensão de 200 milhões toneladas. A TGM atualmente atende boa parte da demanda de bauxita do mercado nacional, lavrando e beneficiando ao ano aproximadamente 1,5 milhões de toneladas , com previsão de que em 2021 irá produzir  2 milhões de toneladas.

Missão

Fornecer o melhor minério de alumínio para o desenvolvimento da sociedade

Visão

Perseverança e competência na criação do futuro

Linha do tempo

1985

Idealização da Terra Goyana Mineradora e início de trajetória na prospecção e produção de ouro na região de Dianópolis

2000

Aquisição de direitos minerários do Projeto Natividade para prospecção de ouro em laterita

2003

Terra Goyana se associou à empresa EDEM

2008

Mineradora celebrou uma Joint Venture com a Verena Minerals para a avaliação do Projeto Lavrinha

2009

Mineradora adquiriu da Verena Minerals, o Projeto Bonfim para produção de ouro e tungstênio

2010

Foram concebidos os Projetos Palmares e Pau D Arco, localizados na Província Mineral do Tapajós

2013

Início das operações no estado Goiás com bauxita de alta qualidade

2015

Casos de Sucessos: Mina de Bauxita Barro Alto, Mina de Fosfato Bonito, Mina de Ouro e Tungstênio Bonfim, Projeto Potássio KMC e Projeto Estanho Pedra Branca

2018

Competência: exploração, lavra, controle de qualidade e geoestatística, engenharia de processos e materiais, legislação e meio ambiente

2020

Previsão para produção de 1,5 milhões de toneladas de bauxita

slide

O que produzimos

Bauxita

Bauxita destinada ao mercado metalúrgico visando a produção de Alumínio. Esse mercado representa 85% da produção da TGM, e é caracterizado pelo alto volume e baixo valor agregado.

Saiba mais

Minerais Industriais

Parte da bauxita produzida é industrializada, destinada para produtos especiais utilizados nas indústrias de refratários, abrasivos, solda, jateamento, petroquímica, cerâmica, clarificação de óleos minerais, e fundição. Esses mercados representam 15% da produção da TGM e são caracterizados por um volume restrito, porém com maior valor agregado.

Saiba mais
Open chat